Motor V6 2T Müller-Andernach |
Esta página descreve o surgimento do motor V6 "2 tempos" do eng. Hans Müller, de Andernach (Alemanha), que chegou a ser cogitado pela Auto Union para equipar o "F102" e o jipe "MUNGA".
Grande parte das informações desta página foi obtida em janeiro/2013 com o eng. Carlos Zavataro, aficionado de DKW-Malzoni e estudioso do motor V6 2T, cuja introdução abaixo reproduzimos:
Muita gente ainda me pergunta a respeito da historia do motor V6 desenvolvido pelo engenheiro Hans Muller (Andernach) da AutoUnion, que além deste lendário motor foi o responsável pelo desenvolvimento do motor 3 cilindros utilizado nos SAAB. De forma a democratizar essa estória resolvi compilar aqui os principais detalhes que consegui obter a respeito desse motor, que certamente revolucionaria a historia do automobilismo de competição dos anos 60, SE o nosso amigo Jorge Lettry tivesse conseguido importar da Alemanha um lote remanescente desses motores. |
Me disse uma ocasião o Chiquinho Lameirão que, na época, se tivesse esse motor no seu Malzoni, as Abarth não teriam vez! Não sei, mas o motor era espetacular como poderão constatar nas próximas reportagens, que aos poucos enviarei. Antes, algumas curiosidades a respeito da tentativa de importar esses motores: A primeira vez que tomei conhecimento da existência desse motor foi na época da Vemag, ocasião em que o Bob Sharp nos contou que o Jorge Lettry estava tentando importar esses motores. Isso em 1965. Alguns anos depois, mais precisamente em 1984, tive a oportunidade de visitar a fabrica de chocolates do Jorge Lettry em Monte Verde, cidadezinha ao sul de Minas Gerais, próxima ao Estado de São Paulo. Entre uma compra e outra puxei esse assunto com ele que me contou que de fato foi à Alemanha para tratar da importação do lote remanescente desses motores. Na volta apresentou um minucioso relatório técnico à diretoria da Vemag, a respeito das características e detalhes do motor e da conveniência de se importar esses motores, que as vitórias em competições voltariam a acontecer rapidamente, etc etc. Mas qual não foi a sua surpresa, quando levantou os olhos do seu relatório, o diretor responsável pelo projeto estava..., dormindo! |
Esses são textos traduzidos da revista DKW Magazine que era publicada pelo AutoUnion da Argentina e a primeira carta que enviei ao Martin Hesse em 2000. Na época somente depois da interferência do Byron Brill, presidente do DKW Club dos USA é que o Martin acabou me passando algumas fotos do motor e me ofereceu um que estava à venda. Carlos Zavataro |
Curiosidades Técnicas: "6=12" | Texto traduzido da revista DKW Magazine nr 6, publicada pelo AutoUnion Club da Argentina |
Protótipos Experimentais: Motores v6 | Texto traduzido da revista DKW Magazine nr 10, publicada pelo AutoUnion Club da Argentina |
Motor DKW V6 | Matéria publicada no "Austria Motor Journal" Nr. 5, de 1966, traduzida por Carlos Zavataro (arquivo em PDF) |
O V6 "Müller-Andernach" (parte 1 e 2) | Tradução do texto original em francês de Michel Pesquet, publicado no site "tract-old-engines.com" |