CURIOSIDADES TÉCNICAS

   

6=12  o único motor DKW 6 cilindros em V

Desde meados da Segunda Guerra Mundial o Engenheiro Müller, assumiu a direção do departamento de projetos da fábrica DKW na cidade de Zschopau, substituindo o Dr. Venediger, até então chefe de projetos desta fábrica. Terminada a guerra, este escritório de projetos se mudou para Andernach. O engenheiro Müller levou a cabo muitos projetos e experiências com motores de 2T, muitos deles terminaram sendo motores de veículos de produção em série, mencionando-se entre outros os 3 cilindros em linha de 750 cc. que equipava os aerodinâmicos “SAAB 93” suecos. Entre outros projetos talvez o mais ambicioso, foi sem dúvida o projeto de um motor de 6 cilindros em V a 2 T.   

            Este motor foi desenvolvido a partir de 2 blocos de 3 cilindros em linha do DKW - IFA f-9. Tinha uma particularidade especial, porque o bloco e o cabeçote de cilindros eram uma só peça, realizada em fundição cinza (gris) este tinha uma tampa de metal claro (alumínio), que lacravam hermeticamente as câmaras d’água (ver imagens).   

                          Motor Müller-Andernach V6                                 Vista lateral traseira                                   Vista lateral com as janelas de descarga
 
                             Detalhe das janelas de descarga                                 Detalhe das janelas de admissão                 Detalhe da tampa da câmara d'água
 

O eixo de manivela possuía 2 bielas por mancal e entre este um disco e separador que fecharam cada câmara entre si. O diâmetro dos pistões era de 62.5 mm. e com um curso de 70 mm. resultava um volume total de 1280 cc., obtendo um rendimento surpreendente tanto em desempenho como em consumo.   

            Com uma taxa de compressão de 9.5:1 desenvolvia uma potencia de 83 HP a 5500 rpm com um torque máximo de 14.5 kgm. a 3400 rpm.     

            Uma das características mais interessantes era o baixo peso do motor: somente 84 kg o que resultava na excelente relação de 1 kg. x HP. A ignição era composta  por dois distribuidores, um para cada bloco de 3 cilindros. Outra característica excepcional era o baixo consumo, percorria 100 km com somente 8.6 lts. de gasolina comum a uma velocidade média de 100 km/h e a 140 km/h consumia nada mais que 11.2 lts. A mistura usada era de 1:25 – óleo /gasolina.   

            Nunca se chegou a fabrica-lo em série, porque este projeto nunca passou da fase de protótipo, sem que se saiba o uso específico que lhe seria destinado.    

            Estava entre os planos de fábrica, acopla-lo na caixa de velocidades de um DKW MUNGA e também como um motor desportivo de alto desempenho para o posterior desenvolvimento do DKW F 102 fabricado em Ingolstadt. Devido à queda de vendas dos veículos fabricado com motores a 2T e a morte prematura do Engenheiro Müller, todos estes planos não puderam ser postos em prática e acabaram inviabilizando o posterior desenvolvimento do motor na fabrica DKW em algum modelo de série. Este projeto posteriormente foi vendido para a Inglaterra.   

    Gustavo Begega

Presidente do Auto Union Clube de Argentina

REVISTA DKW  Nº 6

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