Protótipos Experimentais
MOTORES V6 (continuação)
Este artigo escrito por Ferdinand Henckel complementa alguns dados inéditos à matéria apresentada no Magazine nº 3: Aproximadamente só foram construídos de 1O a 15 motores pelo engenheiro Müller que já trabalhava na fabrica DKW em Zschopau (Alemanha do Leste) como chefe de desenvolvimento desde o ano de 1943. No final dos anos 40 estabeleceu uma industria de construções de motores na pequena cidade de Andernach (aprox. 30 km de Nürburgring). Projetou e construiu então vários motores de dois tempos que se chamavam “Müller-Andernach”. Um dos motores mais famosos foi o 3 cilindros, dois tempos com 750 cc. para o carro sueco SAAB. Assim também combinou dois motores em um em forma de V, com uma árvore de manivelas com duas bielas em cada mancal. Tinha valores notáveis de potencia, baixo consumo, pouco peso e pequeno comprimento do motor. As medidas dos cilindros 62.5 mm de diâmetro x 70 mm de curso deram 1280 cc., volume total com uma potencia de 83 cv a somente 5000 rpm com uma compressão de 9,5: 1 e torque max de 14.5 kg/m a 3400 rpm. O motor sem acessórios pesava 84 kg. o que dá um rendimento de 1 kg. por cv (“potencia DIN”). Com um consumo a velocidades constantes de 8,6 1itros/100 km (11,6 km/litro) a 100 km/h e de 11,20 1itros/100 km (8,9 km/litro) a 140 km/h, demonstrava um rendimento comparável a um quatro tempos da época. Consumia gasolina comum com mistura de 1:25 (4%) – óleo / gasolina. Com estas características este motor estava previsto para ser implantado no MUNGA e também no DKW F 102. Este último, equipado com esse motor, atingia em testes a excelente marca de 0 a 100 km/h em apenas 12,6 s e percorria o quilometro lançado em 34,6 s. Como nesta época entre os anos 1964/1965 a AUTO UNION foi adquirida pela VOLKSWAGEN, com a decisão de não continuar com a produção do motor de dois tempos, igualmente o prematuro falecimento do engenheiro Müller impediu a realização de outros projetos com este motor. DKW Magazine Nº 10 |