Brasileiros produzindo veículos para o Brasil
1956 - Economizando divisas e construindo o futuro industrial do Brasil |
2014 - Participação das empresas de capital majoritariamente nacional na produção de veículos no Brasil |
Fonte: Gráfico extraído do texto "Além da engenharia: panorama do capital nacional na indústria automotiva brasileira e insights para uma política pública rumo ao desenvolvimento de tecnologia automotiva no Brasil" de Bernardo Hauch Ribeiro de Castro, Daniel Chiari Barros e Luiz Felipe Hupsel Vaz, (respectivamente, gerente, economista e engenheiro do Departamento das Indústrias Metal-Mecânica e de Mobilidade da Área Industrial do BNDES) e elaborado pelos autores, com base em Anfavea (2006; 2014), Baldocchi (2014), Bastos (2006), Berezovski (2002; 2003; 2004; 2005a; 2005b; 2006a; 2006b), Bramont (2014), Cabral (2012), Castaings (2000; 2001a; 2001b), Ford (2013), Gandra (2005), Laguna (2012), Monegato (2011), Okubaro (2001), Pereira (2009; 2010), Quatro Rodas (1990), Revista Chapa (2010), Samahá (2002; 2007), Seixas e Arantes (s.d.), Troller (2014) e Webmotors (2011; 2012). Nota: A Volkswagen e a Fiat no Brasil tinham participação de capital nacional, embora não majoritário. Segundo Revista Quatro Rodas (1987), o Grupo Monteiro Aranha detinha 20% da Volkswagen do Brasil em sua fundação, em 1953, que foram alienados em duas etapas iguais: uma em 1980 para o Governo do Kuwait e outra em 1987 para a matriz alemã. Já o Governo de Minas Gerais detinha 18,17% da Fiat, que também foram alienados à matriz. |