Óleo na Gasolina (texto de José de Mattos Souza)
Como contribuição para o debate sobre o óleo na gasolina, gostaria de transcrever aqui o que prevê o MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O GRANDE DKW-VEMAG 3=6 (Construído em licença pela VEMAG S/A - VEÍCULOS E MÁQUINAS AGRÍCOLAS) no ano de 1958.
Esse Manual foi traduzido do alemão e impresso ainda na Alemanha, embora o
carro e a Vemaguet (na época chamada de Universal) já estivessem sendo
montados aqui pela VEMAG. O nome GRANDE DKW-VEMAG caracterizava o modelo
imediatamente posterior ao DKW SONDERKLASSE.
O motor praticamente não mudou nada até se encerrar a produção. Na página 33
temos:
O PROCESSO DE REABASTECIMENTO E COMBUSTÍVEIS A SEREM USADOS
Como o tanque do seu "GRANDE DKW-VEMAG 3=6" está equipado com o "MISTURADOR-DKW",
não é necessário se proceder a mistura de óleo e gasolina antes de abastecer o
tanque. Precisa, entretanto, primeiro colocar o óleo no tanque e depois a
quantidade apropriada de gasolina. A gasolina conveniente pode ser de qualquer
marca devendo o óleo ser de primeira qualidade e para serviços API-MM-MS, na
viscosidade SAE 40 ou 30. Esses óleos já contêm os aditivos que impedem a
corrosão.
NOTA: O motor DKW a dois tempos, foi desenvolvido para ser usado com a
gasolina normal e sua melhor performance é quando ele a utiliza. Por esta
razão deve ser usada gasolina comum. O uso de gasolina especial de alta
octanagem não é necessário ao motor DKW.
ATENÇÃO: A RELAÇÃO DE MISTURA DE ÓLEO NA GASOLINA É DE 1:40.
Se você usa os chamados óleos PREMIUM, que contêm aditivos que impedem a
corrosão, não é necessário se adicionar o aditivo especial DKW para motores a
dois tempos "DESOLITE K". Isto se aplica também aos óleos chamados especiais
para motores a dois tempos. A conveniência envolvida no uso dos óleos
especiais para motores a dois tempos é, entretanto insignificante para o seu
"GRANDE DKW-VEMAG 3=6" já que este é equipado com o misturador automático DKW.
Não é necessário portanto o uso desses óleos mais caros meramente pela razão
de ser mais rápido o reabastecimento.
Não esqueça! Exija óleo SAE 40 ou 30 para serviços API-MM-MS.
Devido a natureza das gasolinas utilizadas hoje em dia, podem ocorrer
corrosões internas no motor, dentro de certas condições de funcionamento.
Essas corrosões, podem ser evitadas pelo uso
regular dos óleos de motor dos tipos MM e MS que ajudam a reduzir a formação
de resíduos (carbono), resultantes de combustão, na cabeça do pistão, cabeçote
e no sistema do escapamento.
A página 62, volta ao assunto:
Óleo de primeira qualidade para motores SAE 40 ou 30 - Especificação API -
ML-MM e MS (com ML, use aditivos anti-corrosivos).
NOTA: Não há objeções para o uso de óleos do tipo especial para motores a dois
tempos, sejam pré-misturados ou não - eles não são necessários para o DKW.
Agora, minha experiência pessoal - rodo muito com
minha Vemaguet 67, a qual tenho desde zero, com Lubrimat - obedecendo as
especificações do manual e, em viagens, sempre reforço com mais ou menos meio
litro de óleo dois tempos a cada tanque cheio.
Numa próxima oportunidade - para não ser muito cansativo de uma vez só - volto
ao assunto, para transcrever alguma coisa do Manual Técnico do Lubrimat.