Óleo na Gasolina    (texto de José de Mattos Souza)

 

 

Como contribuição para o debate sobre o óleo na gasolina, gostaria de transcrever aqui o que prevê o MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O GRANDE DKW-VEMAG 3=6 (Construído em licença pela VEMAG S/A - VEÍCULOS E MÁQUINAS AGRÍCOLAS) no ano de 1958.


Esse Manual foi traduzido do alemão e impresso ainda na Alemanha, embora o carro e a Vemaguet (na época chamada de Universal) já estivessem sendo montados aqui pela VEMAG. O nome GRANDE DKW-VEMAG caracterizava o modelo imediatamente posterior ao DKW SONDERKLASSE.


O motor praticamente não mudou nada até se encerrar a produção. Na página 33 temos:

 

O PROCESSO DE REABASTECIMENTO E COMBUSTÍVEIS A SEREM USADOS


Como o tanque do seu "GRANDE DKW-VEMAG 3=6" está equipado com o "MISTURADOR-DKW", não é necessário se proceder a mistura de óleo e gasolina antes de abastecer o tanque. Precisa, entretanto, primeiro colocar o óleo no tanque e depois a quantidade apropriada de gasolina. A gasolina conveniente pode ser de qualquer marca devendo o óleo ser de primeira qualidade e para serviços API-MM-MS, na viscosidade SAE 40 ou 30. Esses óleos já contêm os aditivos que impedem a corrosão.


NOTA: O motor DKW a dois tempos, foi desenvolvido para ser usado com a gasolina normal e sua melhor performance é quando ele a utiliza. Por esta razão deve ser usada gasolina comum. O uso de gasolina especial de alta octanagem não é necessário ao motor DKW.


ATENÇÃO: A RELAÇÃO DE MISTURA DE ÓLEO NA GASOLINA É DE 1:40.


Se você usa os chamados óleos PREMIUM, que contêm aditivos que impedem a corrosão, não é necessário se adicionar o aditivo especial DKW para motores a dois tempos "DESOLITE K". Isto se aplica também aos óleos chamados especiais para motores a dois tempos. A conveniência envolvida no uso dos óleos especiais para motores a dois tempos é, entretanto insignificante para o seu "GRANDE DKW-VEMAG 3=6" já que este é equipado com o misturador automático DKW. Não é necessário portanto o uso desses óleos mais caros meramente pela razão de ser mais rápido o reabastecimento.


Não esqueça! Exija óleo SAE 40 ou 30 para serviços API-MM-MS.


Devido a natureza das gasolinas utilizadas hoje em dia, podem ocorrer corrosões internas no motor, dentro de certas condições de funcionamento.
Essas corrosões, podem ser evitadas pelo uso regular dos óleos de motor dos tipos MM e MS que ajudam a reduzir a formação de resíduos (carbono), resultantes de combustão, na cabeça do pistão, cabeçote e no sistema do escapamento.


A página 62, volta ao assunto:


Óleo de primeira qualidade para motores SAE 40 ou 30 - Especificação API - ML-MM e MS (com ML, use aditivos anti-corrosivos).


NOTA: Não há objeções para o uso de óleos do tipo especial para motores a dois tempos, sejam pré-misturados ou não - eles não são necessários para o DKW.


Agora, minha experiência pessoal - rodo muito com minha Vemaguet 67, a qual tenho desde zero, com Lubrimat - obedecendo as especificações do manual e, em viagens, sempre reforço com mais ou menos meio litro de óleo dois tempos a cada tanque cheio.


Numa próxima oportunidade - para não ser muito cansativo de uma vez só - volto ao assunto, para transcrever alguma coisa do Manual Técnico do Lubrimat.

 

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