Vou tentar explicar a importância do Charuto no DKW e do Banjo no Candango:
Tanto no motor DKW,
como em qualquer motor 2T, o sistema de escapamento é de vital
importância, não só para garantir uma reserva de lubrificação dos anéis,
pistão e cilindro, como também dar força ao motor em determinada faixa
de trabalho e controlar o desperdício de combustível (consumo).
Para cada motor 2T,
existe um projeto de escapamento, dependendo da cilindrada, faixa de RPM
que se vai operar e uso do motor, e vários outros fatores. O dito cujo é
dimensionado de acordo com as necessidades.
Tudo é meio complexo
e misterioso, pois se trata do assunto MECÂNICA DOS FLUIDOS da Física;
tendo em conta que tanto os gases queimados como os da mistura nova que
entram no cilindro, são fluidos que tem um peso e estão submetidos a uma
alta velocidade, portanto dotados de uma certa inércia (adquirem embalo)
ok.
Fica mais fácil
explicar, se por exemplo “não” existisse o escapamento: já que o motor
2T realiza ao MESMO TEMPO a descarga e alimentação do
cilindro(transferência),ocorreria uma forte tendência da mistura nova
que está entrando na câmara de combustão, ser arrastada junto com os
gases queimados para fora do motor com enorme rapidez, já que não existe
algo que segure e reduza a velocidade dos gases de saída (função do
charuto ou Banjo no Candango ) proporcionando assim um mal
aproveitamento da mistura a ser comprimida e também uma perda de
lubrificação, visto que na fumaça que sai, ainda tem gotas de óleo capaz
de auxiliar na lubrificação do cilindro.