Carburador SOLEX 40
Comentários de Renato Roesner e Marcelo Machado
M. Machado: Na imagem abaixo, qual o nome de cada item marcado com um circulo em vermelho, que são as letras e, g, y, v, z. Poderiam nomear e descrever para que serve cada um deles e como regular? Que medidas estão usando?
R. Roesner:
e - é um suspiro da cuba, para manter a mesma pressão atmosférica interna e
externa
z - é o parafuso para regular a rotação (para mais ou para menos) da lenta.
v - é o eixo da borboleta
g - é um giclê, da lenta e baixa rotação. Uma medida num motor pode não ter o
mesmo rendimento em outro, mas no geral um G60 funciona bem. Sempre lembrando
que os que são comprados hoje no mercado, não vem com aquele "rasgo" no bico, e
que precisa ser feito para um melhor rendimento (eu uso uma pequena lima para
isto). Já vi deka usar G56 até G70. Só fazendo experiências para ver o melhor
para seu motor.
y - outro giclê, o principal. Mesmo caso da lenta, pode funcionar bem num motor
e no outro não. Os que dão bom resultado vão do 135, 137,5 e 140. Original era
132,5, mas já vi motor com 160. Só fazendo experiências para ver o melhor para
seu motor.
Ainda tem os giclês do afogador e um outro da lenta (abaixo da tampa), que não
se mexe.
Por fim tem o giclê do corretor de ar (bem no centro do venturi). A medida dele
depende do filtro de ar que seu carro usa. Mas vai do 110 (para aquele filtro
grande do 67) até 170 (para aqueles filtros pequenos, tipo bico de pato).