Bielas com Rasgo de Lubrificação
(comentários de Carlos Zavataro, Antonio Stricagnolo e Ben-Hur)
Zavataro: O Roberto Mencarini, daqui do Rio, acabou de montar o meu novo motor com pistões 78,0 mm e esse eixo (montado pelo Silvio) mostrado nas imagens abaixo:
Repare que nos antigos motores da AutoUnion já se usava esse sistema, como pode ser visto nas imagens abaixo, extraídas do manual do motor DKW 2 cilindros, gentilmente cedidas pelo Roberto Mencarini:
Stricagnolo: Esse corte na biela é muito comum em motores de popa e moto, ajuda muito, mas não precisa ser tão grande, imagino que foi feito em função do disco abrasivo disponível no mercado visto que uma serra não corta o material depois do tratamento.
Ben-Hur: O Comiotto (já falecido), que era meu mecânico em Bento Gonçalves-RS, usava esse sistema de corte nas bielas em todos os virabrequins, inclusive nos motores de competição e realmente aumenta muito a durabilidade dos motores.