Mercado 4x4 |
O veículo 4x4 mais longevo produzido no Brasil foi o jipe Toyota Bandeirante. A título de comparação de preços da concorrência em épocas distintas do mercado, ao seu preço relativo foi atribuído o valor 100, considerado imutável durante o período. Os preços da concorrência nos anos de 1962 e 1990 (último ano antes da abertura do mercado para importação de veículos 4x4) podem ser vistos na tabela abaixo:
No segundo número da revista 4-Rodas, em 1960, a relação de preços entre jipes e automoveis nacionais era a seguinte (tabela de setembro/1960):
Kombi Furgão: 498 mil cruzeiros | Jeep Willys: 525 mil cruzeiros |
Willys Dauphine: 530 mil cruzeiros |
Toyota Land Cruiser: 525 mil cruzeiros |
VW Fusca: 540 mil cruzeiros | DKW Candango: 536 mil cruzeiros |
Kombi Luxo: 598 mil cruzeiros | DKW Candango capota de aço: 591 mil cruzeiros |
Rural Willys 4x2: 645 mil cruzeiros | Toyota Land Cruiser capota de aço: 600 mil cruzeiros |
DKW Belcar: 668 mil cruzeiros | |
Rural Willys 4x4: 695 mil cruzeiros |
Com o lançamento do Candango-2 em outubro/1960, a Vemag passa a anunciar que oferece "o utilitário nacional de menor preço" vendido no Brasil.