Sobre Côres e Tintas do Candango

Quais eram as cores originais do jipe Candango ao sair da linha de montagem da Vemag?

 

Visto que não temos um documento oficial do fabricante, para tentar responder esta pergunta juntamos comentários de diversos proprietários e antigomobilistas estudiosos do assunto.

 



Quanto a cor do Candango, depende do ano do mesmo, o 1959 por exemplo, saia de fábrica na cor verde escuro com faixas brancas e também numa cor ocre/mostarda apagado com faixas cinza. Mas a cor que mais saiu durante todos os anos em que foi fabricado é o VERDE MAR (verde claro), inclusive possuo um nesta cor, nos dias de hoje o nome da tinta é o VERDE CARIBE  (fácil de encontrar). Saiu também o Candango Praiano (sem capota) na cor azul, há quem diga também que saíram de fábrica alguns em marrom e alguns em branco. Para não errar na cor o correto é pintá-lo de VERDE CARIBE (também as faixas nesta cor). Samir

algum tempo conversei com o Hélio da Cunha, de São Paulo, ele me disse que o Candango vinha de fábrica nas cores verde claro e um amarelo parecido com a cor de mostarda, também vinha a cor azul no Candango Praiano. A cor predominante era o verde claro, mas não sei o nome das cores naquela época.
Minha sugestão é para que você pinte o seu Candango de verde claro, pois nesta cor nãomargem para erro, atualmente o nome da tinta é verde caribe, da Volkswagen,  fácil de encontrar.
Consulte o Hélio da Cunha e também o Rosnel de Londrina, pois este último possui até tintas de DKW para venda.

As cores informadas (verde-claro e amarelo-mostarda) são realmente as mais conhecidas e, acho eu, as que eram originais de fabrica. O modelo praiano saiu num anuncio da Vemag pintado na cor azul, com listras brancas. No entanto, ouvi relatos que a cor cinza (igual do Belcar) também foi utilizada pela fabrica nos Candangos.

Temos aqui um Candango 61 com pintura original de fábrica e sua cor é azul claro. Conforme palavras do proprietário anterior, é o "Azul Primavera", mesma cor usada no Toyota Bandeirantes, mas não lembro mais o ano.

O Candango só teve uma cor, que é o verde Candango. Esta cor era padrão da Vemag para o jipe, mas dos 7.550 Candangos produzidos cerca de 600 foram pintados com a tinta bege germano que temos em estoque, R$ XX,00 o litro de laca nitrocelulose genuína. Para pintar o jipe inteiro usa-se em torno de 10 litros. Rosnel

Segundo
 informações  do meu primo, que trabalhou na Vemag e em oficinas de revendas, a informação é que, realmente a cor padrão era o verde claro, mas havia  também  um  amarelo  mostarda (inclusive  há propaganda  de época do Candango com esta cor), em menor quantidade. Mas  você  não  está  enganado  em  relação ao bege, pois a fábrica atendia pedidos de clientes e pintava o veículo na cor que de preferência do mesmo, portanto  havia bege, verde escuro e outras cores, mas conforme o pedido do cliente.
Algumas
vezes o Candango era pintado também nas revendas, mas as cores eram sempre as da Vemag, as mesmas do Belcar e Vemaguet. Meu pai comprou um que foi pintado na revenda, um verde escuro do Belcar 62 com  faixas,  calotas  e  capota  branca,  não  era o padrão verde claro do Candango, mas ficou um belo carro. (...) Minha  posição  é  de  que você também estará dentro da originalidade com o bege ou outra cor, desde que seja uma cor da Vemag. Samir.


Em relação ao chassi, não há dúvida: a pintura do chassi original de fábrica do Candango era preto fosco.



Tipo de tinta para pintura da carroceria (por Fabio Guilhem)

O Candango era pintado com tinta do tipo "laca de nitrocelulose" (Duco). Na época dos DKW só existiam as tintas de nitrocelulose e os esmaltes sintéticos para pintura automotiva. Depois é que apareceu a tinta PU (poliuretano) e, mais modernamente, as tintas poliéster.

A vantagem da PU sobre a Laca é que a secagem da PU é por reação química acelerada pelo catalizador e na Laca a secagem é por evaporação do solvente. Com isso a tinta PU tem menos poros e depois de seca fica mais brilhante e com melhor acabamento. Com as tintas poliéster o princípio é diferente, a cor é dada por uma primeira camada fina e depois por cima é dado o verniz para acabamento e brilho. Caso a pintura não seja metálica eu usaria uma tinta PU que têm a vantagem de dar um acabamento parecido com o da época e ser de melhor cobertura, escondendo melhor os defeitos da preparação. A tinta poliéster, por ser uma camada mais fina, requer um acabamento da base muito mais primoroso. Os carros atuais são pintados com poliéster, acho eu mais por economia na fábrica.

Tanto a Laca quanto a PU são fáceis de achar no mercado.


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