Motor V6 2T Müller-Andernach

 

Esta página descreve o surgimento do motor V6 "2 tempos" do eng. Hans Müller, de Andernach (Alemanha), que chegou a ser cogitado pela Auto Union para equipar o "F102" e o jipe "MUNGA".

Grande parte das informações desta página foi obtida em janeiro/2013 com o eng. Carlos Zavataro, aficionado de DKW-Malzoni e estudioso do motor V6 2T, cuja introdução abaixo reproduzimos:

Muita gente ainda me pergunta a respeito da historia do motor V6 desenvolvido pelo engenheiro Hans Muller (Andernach) da AutoUnion, que além deste lendário motor foi o responsável pelo desenvolvimento do motor 3 cilindros utilizado nos SAAB.

De forma a democratizar essa estória resolvi compilar aqui os principais detalhes que consegui obter a respeito desse motor, que certamente revolucionaria a historia do automobilismo de competição dos anos 60, SE o nosso amigo Jorge Lettry tivesse conseguido importar da Alemanha um lote remanescente desses motores.

Me disse uma ocasião o Chiquinho Lameirão que, na época, se tivesse esse motor no seu Malzoni, as Abarth não teriam vez!

Não sei, mas o motor era espetacular como poderão constatar nas próximas reportagens, que aos poucos enviarei. Antes, algumas curiosidades a respeito da tentativa de importar esses motores:

A primeira vez que tomei conhecimento da existência desse motor foi na época da Vemag, ocasião em que o Bob Sharp nos contou que o Jorge Lettry estava tentando importar esses motores. Isso em 1965.

Alguns anos depois, mais precisamente em 1984, tive a oportunidade de visitar a fabrica de chocolates do Jorge Lettry em Monte Verde, cidadezinha ao sul de Minas Gerais, próxima ao Estado de São Paulo. Entre uma compra e outra puxei esse assunto com ele que me contou que de fato foi à Alemanha para tratar da importação do lote remanescente desses motores. Na volta apresentou um minucioso relatório técnico à diretoria da Vemag, a respeito das características e detalhes do motor e da conveniência de se importar esses motores, que as vitórias em competições voltariam a acontecer rapidamente, etc etc. Mas qual não foi a sua surpresa, quando levantou os olhos do seu relatório, o diretor responsável pelo projeto estava..., dormindo!

Esses são textos traduzidos da revista DKW Magazine que era publicada pelo AutoUnion da Argentina e a primeira carta que enviei ao Martin Hesse em 2000. Na época somente depois da interferência do Byron Brill, presidente do DKW Club dos USA é que o Martin acabou me passando algumas fotos do motor e me ofereceu um que estava à venda.

Carlos Zavataro

 

Curiosidades Técnicas:  "6=12"   Texto traduzido da revista DKW Magazine nr 6, publicada pelo AutoUnion Club da Argentina
Protótipos Experimentais: Motores v6  Texto traduzido da revista DKW Magazine nr 10, publicada pelo AutoUnion Club da Argentina
Motor DKW V6  Matéria publicada no "Austria Motor Journal" Nr. 5, de 1966, traduzida por Carlos Zavataro  (arquivo em PDF)
O V6 "Müller-Andernach"       (parte 1 e 2)  Tradução do texto original em francês de Michel Pesquet, publicado no site "tract-old-engines.com"
   

                                                                                                                                  Página Anterior