Rodas e Pneus     

 

1. Medidas de rodas do Candango

Aro 16 - Jipe DKW, Candango-4, Candango-2 Aro 15 - Praiano
Rodas originais de aço estampadas, aro 5,00Fx16 - furação 4x100 Rodas originais de aço estampadas, aro 4,5Jx15 - furação 4x100
   
Modelos de automóveis com furação de roda similar do DKW  => clique AQUI para ver a tabela

 
Na substituição das rodas originais, o diâmetro externo da medida do pneu original (indicado pela Vemag) deve ser mantido, salvo pequenas variações (+/- 3%), a fim de compensar eventuais aumentos do diâmetro nominal das rodas, conforme exemplificado na figura abaixo:
   

2. Pneus originais do Candango

Aro 16 - Jipe DKW, Candango-4, Candango-2 Aro 15 - Praiano
Pneu 6.00-16 Diagonal Pneu 5.60-15 Diagonal

 As principais medidas de pneus encontradas no mercado brasileiro que podem ser usadas em alternativa às medidas originais são mostradas na tabela abaixo.

 

As células em verde são resultados matemáticos das medidas para determinar teoricamente o diâmetro do pneu: diametro = [aro + 2 x (seção x perfil)]

As células em bege são as especificações reais do fabricante daquele pneu, obtidas na Internet, no próprio site do fabricante ou no site de seus distribuidores, com informações nem sempre confiáveis. As especificações do pneu são medidas com o pneu montado na largura medida do aro e não sob o peso de um veículo.

Geralmente, é recomendado não exceder uma diferença de 3% ao mudar do tamanho do pneu OEM (células em amarelo) em um veículo não modificado. No entanto, isso não significa que o pneu funcionará definitivamente para a sua aplicação, a largura do pneu ainda precisa ser considerada.

Ao alterar o tamanho do pneu OEM, você pode enfrentar alguns erros do velocímetro. Isso ocorre porque o velocímetro está lendo as revoluções e é calibrado com base no diâmetro do pneu de fábrica. Quando você altera o diâmetro do pneu, está percorrendo uma distância diferente por rotação do que antes. No entanto, os resultados podem ser diferentes do que os cálculos sugerem. Na maioria das vezes, os fabricantes de veículos erram em seu velocímetro para mostrar uma velocidade mais rápida do que você realmente está indo (até 4%). Além disso, o desgaste dos pneus e a pressão de enchimento podem causar um erro no velocímetro. Se o velocímetro de fábrica é 3% rápido e seus pneus estão meio carecas, você já pode estar com 4% de desconto. Se você está assumindo que seu velocímetro está correto, mas na verdade ele é 3% rápido, quando você instalar pneus 3% mais altos, seu velocímetro agora estará lendo corretamente, embora você tenha instalado pneus maiores.

Tabelas com equivalências de medidas

 

                                                                                                                                                      página anterior