Quebra de Cruzeta: solução?

Amigos,
Já tive várias cruzetas quebradas em outros carros (Vemaguet, Corcel, Belina, jipe) mas não me lembro exatamente onde foi a quebra. No Belcar, quebrei apenas uma, na ladeira, 50 m antes da casa do mecânico. Dei "sorte". Mas a peça quebrou ao meio, sem possibilidade de reutilização.

Escuto dizer, entretanto, que na maioria das vezes o problema é no pino, e não na cruzeta em si. Esse pino tem a trava que o mantém no lugar, e essa trava é fraca, se desgasta, quebra, o pino sai do lugar, e o funcionamento forçado faz a cruzeta quebrar!

Pergunto a todos, principalmente aqueles que bem entendem da mecânica de nossos carros: Isso que escrevi está certo?

Se está certo, a um custo bem menor que a substituição das cruzetas por juntas homocinéticas, poderíamos ter uma solução simples, barata e fácil, que seria o reforço das travas dos pinos das cruzetas!

Essa solução foi pensada e executada por um "fumacento" carioca, que teve a cruzeta quebrada logo antes do BC. Ele mandou fazer no torneiro umas arruelas e travas especiais, colocou em seu Belcar - que está andando muito bem, sem problemas, e me deu um jogo das peças, para divulgar no grupo.

É claro que a solução das juntas homocinéticas é mais segura, moderna, etc. Mas, se o problema realmente forem os pinos, compensará a troca pelas homocinéticas?

Mando em anexo 6 fotos das peças, para a análise de quem entende.

O torneiro parece que teve um "trabalhinho" para fazer as arruelas - devido ao chanfrado interno - mas já sabe o macete, e pode fazer por encomenda. Coisa de R$5,00 ou R$10,00 cada peça, não me lembro bem. Falem sobre isso, quem concluir qualquer coisa!

Fumaça e óleo 2T para todos!
Fróes
Fróes!
A grande vantagem da junta homocinética, é a direção leve e em curva ela não tem interferência. No Kit da DEKABRAS usamos a coifa original do DKW, quem olhar não saberá se tem cruzeta ou
junta homocinética. Usando junta homocinética a durabilidade é o dobro não tem arrasto, ela é montada em cima de esferas.
Na cruzeta esta arruela maior com pino elástico é um paliativo, o grande problemas do DKW é a manutenção preventiva, como existe poucos mecânicos, só tem conserto quando quebra.
Um abraço,
Fernando Jaeger.
Fróes!
Outro grande problema são as peças adaptadas, por exemplo na cruzeta vai um contrapino de 3 X 18 que é tamanho original, não encontrando colocam o que tem. Não tem como durar...
Um abraço,
Fernando Jaeger.
Oi Fróes,
Creio que a soma da kilometragem em DKW da minha família deve passar de alguns milhões de Km...rs..rs... e nunca tivemos uma cruzeta quebrada. Cruzeta geralmente quebra quando tem folga excessiva, possibilitando choques. Quando havia folga, substituíamos por uma nova quando disponível, ou uma usada com pouca folga. (não esquecendo de outros fatores de longevidade como coifas em ordem, lubrificação, e condução adequada).
Rene
Fumacentos,
Em 30 anos andando de DKW, só tive uma cruzeta quebrada, para minha sorte, dentro da garagem, ao fazer pegar no "tranco".
Ela se quebrou em 3 partes, cheguei a conclusão que só podia ser fadiga do material...
Abraços,
Roesner.
Meus Amigos,
Embora nunca tenha quebrado uma cruzeta (tive sim, uma que perdeu o pino que, após substituído continua funcionando. O Fróes foi quem me socorreu na oportunidade), penso que uma situação que acarreta grande esforço para as cruzetas é arrancar, principalmente nas subidas, com as rodas viradas. Além de tudo o que foi dito sobre uma boa manutenção das cruzetas, evitar arrancadas com as rodas viradas é, sem dúvida, uma providência sensata.
Um grande abraço
Leonardo

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