Alterações na Produção

 

A principal alteração na produção dos modelos Candango-2 e Candango-4 foi a introdução do banco dianteiro inteiriço e o conseqüente deslocamento da alavanca do freio de estacionamento para o lado esquerdo do motorista.

Até o ano de 1960 todos os Jipes DKW fabricados eram 4X4 e com a alavanca de freio de mão posicionada entre os bancos dianteiros. Seu acionamento se dava através de um cabo único que ia da alavanca diretamente ao pequeno tambor de freio situado na entrada do diferencial traseiro. Com o eixo cardã no local, o freio de estacionamento atuava desta forma nas 4 rodas. Quando os proprietários retiravam o eixo cardã, o acionamento passava a se dar apenas nas rodas traseiras, mas o sistema continuava o mesmo.

A partir de 1960, quando da mudança de nome de  Jipe DKW para Candango e com o inicio da produção do Candango-2 houve uma mudança na configuração do banco dianteiro, que aumentou,  tornando-se uma peça única. Assim, a alavanca teve que ser reposicionada para o lado esquerdo do motorista. Desta forma, Jipes até 1960 tem obrigatoriamente a alavanca posicionada no meio do veículo. Os jipes a partir de 1960, já sob denominação Candango, tem a alavanca posicionada no lado esquerdo do motorista.

Com base nas informações contidas no Catálogo de Peças, o Jipe DKW, rebatizado de Candango em 1960, teve as seguintes alterações ao longo do tempo que esteve em produção (1958-1963):

1 - Freio de estacionamento

- No Candango-2 é sempre do lado esquerdo da carroceria. Já no Candango 4 pode ser no centro ou no lado esquerdo. Não há identificação do número do produto a partir do qual ocorreu esta modificação.

Freio de estacionamento no centro da carroceria Freio de estacionamento no lado esquerdo da carroceria

 

2 - Espelho retrovisor interno             

- Não existe esta peça no catálogo.

A ausência de espelho retrovisor interno pode ser observada no jipe sob teste de Jorge Lettry nas imediações da fábrica, visível no link http://www.youtube.com/watch?v=2EiYkCwvTJ8&feature=related Para realizar o teste do Candango para a edição comemorativa do Salão do Automóvel de 1962, a revista Mecânica Popular retirou um veiculo da concessionária Gávea, no Rio de Janeiro, que possuía o espelho retrovisor interno.

O espelho retrovisor interno também aparece numa seqüência do filme sobre o Candango, produzido por Jean Manzon na década de 1960, visível no link

http://www.youtube.com/watch?v=2EiYkCwvTJ8&feature=related

 

3 - Espelho retrovisor externo

- Existe no catálogo sob o código 3035-56308-000 um espelho redondo fixado no quadro do pára-brisa, lado esquerdo do veículo. Alguns Jipes DKW no inicio da produção também possuíam um  espelho retrovisor no lado direito do veiculo, similar ao MUNGA. O Catálogo de Peças do Candango, no entanto, indica que apenas um espelho retrovisor era montado no veiculo enquanto esteve em produção.  

 

4 - Tapete do assoalho

- Existe tapete na parte dianteira do veículo (cód 0038-77701-00). Este "tapete do assoalho dos pedais", como é mencionado no Catálogo de Peças, substitui o antigo código 3035-56013-020.

 

5 - Calota

- Existem 5 calotas no catálogo do Candango, código 6003-24506-010. O código do grampo (3 por roda) é 0038-24741-00. O catálogo indica que, independe do modelo com tração nas 2 ou 4 rodas, o veiculo levava 5 calotas. Curiosamente, não aparecem calotas nos jipes de fotos publicitárias e na foto do veiculo impresso no próprio catálogo.

 

6 - Volante

- Existem dois tipos:

Primeiramente eram fornecidos volantes de direção do tipo plano, código 3035-20402-00. Posteriormente, o volante de direção passa a ser cônico, código 0038-16501-00

      Volante plano com botão de buzina "Vemag"

 Volante plano com botão de buzina "Candango"

 Volante cônico com botão de buzina "Candango"

 

7 - Botão de buzina

- Existem dois tipos:

Até os produtos Candango 4 - 6.015 e Candango 2 - 1.535 o botão da buzina tem o emblema "Vemag" código 3035-43401-000. A partir dos produtos Candango 4 - 6.016 e Candango 2 - 1.536 o botão da buzina tem o emblema "Candango" cód 0038-38701-00.

 

8 - Limpador de pára-brisa

O catalogo de peças informa a colocação de apenas um limpador de pára-brisa, em todos os modelos produzidos. Isto também pode ser observado em todas as fotografias publicitárias do veiculo aqui produzido (as primeiros anúncios utilizavam imagens do MUNGA, com 2 limpadores de pára-brisa). Houve mudança apenas na codificação de algumas peças.

-  Até o produto Candango 4 - 2.000 o limpador era designado pelo código 72-3035-43501-00 e palheta pelo código 3035-43503-00. Após esta numeração de produto, o catálogo aponta um só limpador código 0038-39501-00 e uma palheta código 0038-39506-00, em ambos os modelos.

  Motor do limpador de pára-brisa, modelo antigo

   Motor do limpador de pára-brisa completo, modelo antigo

    Motor do limpador de pára-brisa, modelo novo

 

9 - Gancho do pára-choque

- Existe gancho até o produto Candango 4 - 2.340 com código 3035-21042-00. Nunca foi instalado no Candango 2.

 

10 - Grade do radiador

- Com armação de proteção dos faróis (quebra-mato) até os produtos Candango 4 - 6.016 e Candango 2 - 1.535, código 84-3035-52100-000.

- Após estas numerações de produto, a grade perde o quebra-mato e o código passa a ser 3035-52100-100.

          Grade com quebra-mato                               Grade sem quebra-mato

 

11 - Suporte de Placa

Esta alteração não é mencionada no Catálogo de Peças, mas pode ser percebida nas duas fotos acima. Nos primeiros modelos, duas pequenas barras verticais eram soldadas na parte inferior da grade do radiador para fixarem a placa de licença do veículo (foto acima, a esquerda). Nos modelos mais recentes, estas barras foram substituídas por dois suportes em "L" soldados embaixo da grade (foto acima, a direita).

As 4 fotos abaixo ilustram melhor a situação.

 

12 - Emblemas

- Todos os jipes fabricados no Brasil levavam o emblema "DKW-Vemag", código 0021-78580-00, na frente do capuz do motor e no painel posterior, junto ao bocal do tanque de gasolina.

- Com a mudança do nome para Candango, além dos emblemas "DKW-Vemag", os jipes também levavam o emblema "Candango 2" ou "Candango 4" nos dois lados do painel lateral dianteiro, sendo que para o Candango- 2 o código é 0038-78582-01 e para o Candango-4, cód 0038-78582-00.

 

13 - Torneira de drenagem de água

- Até as numerações de produto 1536 do Candango-2 e 6016 do Candango-4, a torneira de escoamento de água (cód 71401-001-60) era fixada no tubo de entrada de água do bloco do motor, cód 2217-11112-00. Um bujão M10x1 tapava o orifício de drenagem de água existente na lateral direita do bloco do motor DKW.

- A partir das numerações de produto 1537 do Candango-2 e 6017 do Candango-4, uma nova torneira de escoamento de água (cód 1817-11110-03) era fixada diretamente no orifício de drenagem de água existente na lateral direita do bloco do motor DKW.

        Torneira no tubo                                    Torneira no tubo                 Torneira no bloco                                Torneira no bloco

 

14 - Filtro de ar

 

- Até a numeração de produto J2000 do Candango-4, os jipes eram equipados com filtro de ar com pré-purificador  e recipiente para coleta de impurezas.

 

- Filtro de ar sem pré-filtro são instalados a partir do produto J2001 do Candango-4 e J1001 do Candango-2.

 

 

15 - Bobinas

- Existem dois tipos:

Até o produto Candango 4 - 3.800 eram instaladas bobinas grandes, cód 6718-33000-001. A partir da numeração de produto J3801 para o Candango-4 e J1001 para o Candango-2, são instaladas bobinas pequenas, cód 6718-33000-002.

 

16 - Semi-buchas

 Existem dois tipos de semi-buchas das semi-árvores de transmissão:

Até o produto Candango 4 - 5.150 eram instaladas semi-buchas em alumínio, cód 6403-22259-01. A partir da numeração de produto J5151 para o Candango-4 e J1001 para o Candango-2, são instaladas semi-buchas em bronze.

 

17 - Carburador e Coletor de admissão

- Tal como no MUNGA, o Candango foi equipado com carburador Zenith 32 NDIX de corpo duplo, sendo posteriormente, nos últimos anos de produção, substituído pelo carburador Solex 40 ICB, de corpo simples (o mesmo que equipava os demais veículos da linha Vemag).

- Com a mudança do carburador, o coletor de admissão também foi substituído.

O catalogo de peças indica a seguinte numeração de produtos para estas substituições:

- Carburador Zenith até produto C/2 - 1900 e C/4 - 6468, carburador Solex a partir de produto C/2 - 1901 e C/4 - 6469

- Coletor de admissão, cód 3035-17273-00, até produto C/2 - 1536 e C/4 - 4016, coletor cód 72-6403-17273-00, a partir do produto C/2 - 1537 e C/4 - 6017

obs: como pode ser notado, há incongruência entre os dados do carburador e os dados do coletor de admissão.

        Flange térmico do carburador Zenith Flange isolador, junta e coletor de admissão para o carburador Zenith            Carburador Solex e flange térmico Junta e coletor de admissão para o carburador Solex

                                                    

18 - Aventais de proteção

- Os jipes com tração nas 4 rodas eram produzidos com 3 aventais de proteção de órgãos mecânicos: avental de proteção do motor, avental de proteção da caixa de mudança e avental de proteção do diferencial traseiro.

- O Candango-2, por não possuir diferencial traseiro, levava apenas os aventais de proteção do motor e do câmbio.

                                                    

19 - Coifas e saias de proteção

- Os jipes com tração nas 4 rodas eram produzidos com 4 coifas de borracha para proteção das juntas universais, código 3035-22260-00.

- O Candango-2, por não possuir diferencial traseiro, não levava juntas universais nas rodas traseiras e as respectivas semi-arvores internas eram protegidas pela peça cód 0038-03810-00, especificada como "protetor da manga do eixo". No trem dianteiro, no entanto, levava as mesmas coifas de proteção das juntas universais do Candango-4.

- Todos os modelos levavam 2 protetores para as coifas de borracha do lado esquerdo e 2 para as coifas do lado direito, descritas no catálogo de peças como "saia de proteção da manga do eixo".

Protetor da junta universal Protetor da manga de eixo Saia de proteção da manga do eixo Saia de proteção da manga do eixo instalada na roda traseira esquerda de um Candango-4

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